O índice de previsão de resiliência ao pólen foi concebido para indivíduos sensíveis a alergénios do pólen. Baseia-se em dados de previsão de qualidade do ar, condições meteorológicas e concentrações de pólen.
O índice foi desenvolvido especificamente para pessoas sensíveis e fornece previsões que permitem a qualquer pessoa avaliar a intensidade da exposição ao pólen. É baseado numa análise abrangente de concentrações de pólen, limiares de carga polínica, condições meteorológicas e poluição atmosférica, fatores que se sabe agravarem os sintomas de alergia. O índice está associado a localizações específicas e é atualizado de hora a hora. Ajuda os indivíduos a identificar riscos para a saúde com antecedência e a adaptar o seu comportamento em conformidade.
O índice de previsão de resiliência ao pólen é também uma ferramenta valiosa para empresas em vários setores, como turismo, lazer e organização de eventos ao ar livre. As empresas podem adaptar os seus serviços com base nas previsões de pólen.
O índice foi desenvolvido no âmbito do projeto EO4EU e utiliza dados de observação da Terra de ponta da plataforma EO4EU, combinando informações de satélite e modelação meteorológica avançada para garantir previsões precisas e atualizadas. Para os investigadores interessados no enquadramento científico desta ferramenta, o algoritmo está disponível na íntegra na plataforma EO4EU.