Os aerobiologistas analisam a variabilidade dos bioaerossóis na atmosfera em diferentes locais e períodos de tempo. Ao participar em projetos científicos e aplicar investigação de ponta, estes especialistas contribuem para inovações que aprofundam a compreensão dos alergénios transportados pelo ar. Este conhecimento permite disponibilizar dados de pólen precisos e atualizados, apoiando iniciativas de saúde pública e melhorando o bem-estar das pessoas.
Projetos de Investigação em Curso
EO4EU "AI-augmented ecosystem for Earth Observation data accessibility with Extended reality User Interfaces for Service and data exploitation"
O EO4EU é um projeto de inovação financiado pela Comissão Europeia que visa criar a plataforma EO4EU para facilitar o acesso e a utilização de dados de Observação da Terra. A plataforma foi concebida para previsões e outras aplicações em áreas como ambiente, governação e negócios, sendo apoiada por um consórcio de 16 parceiros de 11 países.
A plataforma EO4EU está disponível em www.eo4eu.eu e integra fontes importantes de dados de Observação da Terra, como DestinE, GEOSS, INSPIRE, Copernicus, Galileo, entre outras. Oferece aos utilizadores ferramentas e serviços para localizar, processar e explorar de forma eficaz os dados de Observação da Terra.
A nossa equipa juntou-se a este projeto para expandir as funcionalidades da aplicação PASYFO. Através da colaboração com o EO4EU, enriquecemos os produtos PASYFO com novos dados, previsões e informações atualizadas relevantes para pessoas com alergias ao pólen.
SYLVA "A SYstem for reaL-time obserVation of Aeroallergens"
O objetivo do SYLVA é melhorar a expressão, abrangência e acessibilidade dos dados de bioaerossóis na Europa, com foco principal no pólen e nos esporos de fungos. Esta iniciativa combina inovações tecnológicas com o codesenvolvimento de novas infraestruturas, métodos de distribuição e utilização. Parcerias sólidas com partes interessadas garantem a adoção e a sustentabilidade da tecnologia SYLVA para além do ciclo de vida do projeto.
O objetivo é alcançado através do desenvolvimento e melhoria de várias áreas:
- Desenvolvimento de ferramentas de ponta para a monitorização de bioaerossóis.
- Expansão da infraestrutura de dados e da acessibilidade de software para a monitorização de bioaerossóis, assegurando a publicação em código aberto e a integração no sistema europeu de observação ambiental.
- Divulgação do impacto do SYLVA em diferentes setores, como clima, saúde, agricultura, silvicultura e ambiente, envolvendo as principais partes interessadas, maximizando o impacto e garantindo a continuidade das observações.
- Garantia da sustentabilidade a longo prazo da tecnologia e infraestrutura de bioaerossóis em toda a Europa.